top of page

CEI Maria de Nazaré

Objetivos

  • Prestar à criança um atendimento que ofereça condições favoráveis ao seu desenvolvimento;

  • Promover a participação da família no processo sócio educativo de suas crianças visando à melhoria no nível de vida; proporcionar à comunidade a oportunidade de conhecer e participar das atividades do CEI;

  • Proporcionar atendimento biopsicossocial sistematizado à criança em período integral de 3 a 6 feira, desenvolvendo atividades pedagógicas lúdicos criativas para que possa construir seu conhecimento de forma dinâmica e prazerosa;

  • Oferecer alimentação adequada à cada faixa etária com os nutrientes necessários a um desenvolvimento saudável;

  • Promover a socialização da criança através dos relacionamentos interpessoais, atividades lúdicas, brincadeiras passeios e visitas levando-a assumir gradativamente o seu papel no grupo social, de forma crítica e construtiva;

  • Levar a criança ao desenvolvimento de hábitos de higiene e senso de responsabilidade em relação a manutenção de ordem e Conservação dos objetivos.

Rotina Diária

acolhida.jpg
cafedamanha.jpg
oracao.jpg
almoco.jpg

ACOLHIDA

"O acolhimento traz em si a dimensão do cotidiano." 

CAFÉ DA MANHÃ
 

O café da manhã está entre as três principais refeições do nosso dia e é a primeira realizada após um longo período de jejum.

Assim, as crianças já estarão mais saudáveis para começar mais um dia letivo.

ORAÇÃO
 

Procuramos desenvolver o hábito de buscar a Deus através das orações diárias. Nos momentos das refeições para agradecer o alimento e no ínicio das aulas.

Desenvolvendo esse hábito, eles se tornam mais fortes, bem orientados espiritualmente para vencer os desafios da vida.

ALMOÇO
 

A hora da refeição dos alunos é o momento de socialização e de formação de bons hábitos alimentares.

Os alimentos são preparados com muito carinho pela nossa cozinheira e auxiliares.

lanche.jpg
horacivica.jpg
relaxamento.jpg
assembleia.jpg

LANCHE
 

A hora do lanche atende, também, as necessidades psicológicas e sociais das crianças como: sentir prazer e alegria durante uma refeição; partilhar alimentos entre colegas e aprender a cuidar do alimento com autonomia.

Para um desenvolvimento saudável, criar o hábito de lanchar pode prevenir o sobrepeso e fazer com que as crianças tenham uma melhor relação com ao alimentos.

HORA CÍVICA
 

Momento de lembrar a relação do cidadão com a pátria, cidade e escola. Uma forma de resgatar os valores cívicos e fazer com que as crianças se tornem pequenos cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.

No CEIMN acreditamos que o civismo começa na educação infantil.

RELAXAMENTO
 

Promove o bem estar do indivíduo através do alívio de tensões físicas, mentais e emocionais, favorecendo o processo de ensino aprendizagem.

ASSEMBLÉIA
 

A assembleia tornou-se uma “Roda de Conversa” diferente em que há debate, reflexão e votação no final do período de aula. Assim é possível as crianças decidirem coletivamente a respeito das coisas importantes que acontecem em sala de aula, opinar em relação a tudo o que dever ser feito com elas e para elas, afim de melhorar a convivência e a aprendizagem em sala de aula e na escola.

As Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário

A presença das Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils no mundo remonta ao ano de 1850.

Neste Ano, no pequeno povoado de Bor, ao sul da França, Alexandrina - Conduche Madre Anastasie – sustentada pelo andor do apostólico e visão perspectiva de seu tio, Padre Gavaldá, se dispunha a realizar o projeto do mesmo para atender às necessidades da igreja e da sociedade de seu tempo.

Madre Anastasie queria suas irmãs santas e sábias. Formou-se para a vida religiosa, para a vida profissional, sempre atenta aos apelos da época. Educação e Saúde foram as áreas de atuação das filhas de Anastasie, vinculadas à ordem de São Domingo.

Hoje, a congregação conta com aproximadamente 500 religiosas que exercem suas atividades apostólicas em escolas, hospitais, creches, asilos, centros sociais e em comunidades eclesiais de base.

Como nas origens, as Dominicanas, com olhar de esperança em um século e meio de existência, observam a vida em toda sua profundidade, reconhecendo nela as dimensões de fraternidade, de beleza, de sociedade, apelo e de responsabilidade.

Em busca de urgências e fronteiras, as dominicanas se deslocaram da França para o Brasil, elegendo a cidade de Uberaba / MG para as primeiras inserções apostólicas. Chegaram ao Brasil em 1885, dando início aos preparativos para abrir algumas classes que pudessem atender crianças e jovens, especialmente aqueles menos favorecidos.

No quinto dia do mês de agosto de 1985 a Irmã Ângela  Maria da Silva e a Irmã Maria Eugênia Miranda Cardoso, seguindo o propósito de servir ao próximo tendo como pauta um dos pilares do trabalho desenvolvido pela madre Anastasie, a educação, as Irmãs na cidade de Ribeirão Preto / SP fundam a então Creche Maria de Nazaré.

Em 04/07/2012 foi publicado no Diário Oficial o ato Municipal nº 05/2012 datado 01/06/2012 onde a secretaria de Educação Municipal autoriza a mudança de Creche Maria de Nazaré para Centro Educacional Infantil Maria de Nazaré, dando assim, sequência ao crescimento e profissionalização do estabelecimento educacional.

Unidades Educacionais

Araxá

Colégio São Domingos

https://www.csdaraxa.com.br

Goiânia

Externato São José

https://externatosaojose.com.br

São Paulo

 Colégio Nossa Senhora do Rosário 

https://rosarionet.com.br

Colégio Nossa Senhora do Rosário Unidade 2

https://asseij-escola-nossa-senhora-do-rosario-projeto.negocio.site

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Encantos Dominicanos

https://www.facebook.com/encantosdominicanos

Curitiba

Colégio Nossa Senhora do Rosário

https://rosariocuritiba.com.br

Porto Nacional

Colégio Sagrado Coração de Jesus

https://www.colegiodasirmas.com.br

Uberaba

Colégio Nossa Senhora das Dores
 Centro Social Encantos Dominicanos

https://cnsd.com.br

 Centro de Educação Infantil Marta Carneiro

https://ceimc.com.br

bottom of page